segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Glossário Matemático do livro O Homem que Calculava de Malba Tahan

Glossário – O homem que calculava
 Al-Kharismi ( 780-850 ): Sem dúvida, um dos maiores matemáticos de todos os tempos, já que a sua descoberta “O Sistema de Numeração Decimal” revolucionou a Matemática da época, na qual é utilizada nos dias atuais. Al-Khwarizmi precisa ser evidenciado por seu trabalho como matemático e astrônomo, e seu nome, que derivou tantos termos, deve ser sempre mencionado nas aulas de matemática do mundo todo (http://mateeduc.blogspot.com.br/2012/06/matematicos-al-khwarizmi.html)
Augusto Comte ( 1798-1857 ): O nome do pensador francês Auguste Comte (1798-1857) está indissociavelmente ligado ao positivismo, corrente filosófica que ele fundou com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no Brasil. Comte também é considerado o grande sistematizador da sociologia.O filósofo viveu num período da história francesa em que se alternavam regimes despóticos e revoluções. A turbulência levou não só a um descontentamento geral com a política como a uma crise dos valores tradicionais. Comte procurou dar uma resposta a esse estado de ânimo pela combinação de elementos da obra de pensadores anteriores a ele e também de alguns contemporâneos, resultando num corpo teórico a que chamou de positivismo. (http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/auguste-comte-423321.shtml)
      Blaise Pascal ( 1623 – 1662 ): Nasceu em Clermont- Ferrand, França, em 19 de junho de 1623. Faleceu em Paris, no dia 19 de agosto de 1662. Trabalhou como filósofo religioso, físico e matemático. Blaise Pascal  contribuiu bastante para as Ciências Naturais Aplicadas, destacando-se os estudos sobre fluidos, pressão, e vácuo. Era filho de Etienne Pascal. Escreveu tratados sobre a geometria projetiva aos dezesseis anos de idade, no decorrer de sua vida influenciou profundamente no desenvolvimento  da Economia Moderna como Ciência Social. Aos doze anos já participava com seupai em reuniões informais na Academia de Mersenne de Paris, tendo contato com as idéias de Desargues.As idéias de Desargues o inspirou a escrever o “Ensaio para as Cônicas”, base para o conhecido Teorema de Pascal, sobre hexágonos em cônicas. Aos dezoito anos buscou construir uma máquina de calcular, aos 25 anos interessou-se pela hidrostática.( http://www.infoescola.com/biografias/blaise-pascal/)
     Círculo: (ou disco) é o conjunto de todos os pontos de um plano cuja distância a um ponto fixo O é menor ou igual que uma distância r dada. Quando a distância é nula, o círculo se reduz a um ponto. O círculo é a reunião da circunferência com o conjunto de pontos localizados dentro da mesma. No gráfico acima, a circunferência é a linha de cor verde-escuro que envolve a região verde, enquanto o círculo é toda a região pintada de verde reunida com a circunferência.  (http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/geom-circ/geom-circ.htm)
  Côvado: Medida de comprimento que foi usada por diversas civilizações antigas. Era baseado no comprimento do antebraço, da ponta do dedo médio até o cotovelo. Ninguém sabe quando esta medida entrou em uso. O côvado era usado regularmente por vários povos antigos, entre eles os babilônios, egípcios e hebreus. O côvado real dos antigos egípcios media 53cm. O dos romanos media 44,5cm. O côvado hebreu media 44,7cm.( http://www.dicio.com.br/covado_2/)

     Diofante (250 a.C. – 166 a.C.): Matemático e filósofo Grego, de cuja biografia se desconhece a maior parte dos elementos. A época em que viveu, inclusivamente, tem oscilado no longo período de 6 séculos, afirmando Cosali que se pode fixar a sua vida entre 200 a.C. e 400 d.C.. Trabalhos do matemático Tannery fazem, porém, prevalecer a opinião de que viveu no III século.( http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm36/diofanto.htm)
 Equação Biquadrada: Equação biquadrada é uma equação de quarto grau, que para achar os valores de suas raízes é preciso transformá-la em uma equação de 2º grau.
Essa equação é escrita da seguinte forma geral: ax4 + bx2 + c = 0.
Onde a ≠ 0 e b e c devem assumir valores reais.
Para resolver (encontrarmos as sua raízes) é preciso transformá-las em uma equação do segundo grau. Isso ocorre através de uma
transformação e substituição de incógnitas.( http://www.alunosonline.com.br/matematica/equacao-biquadrada.html)

     Equação do Primeiro Grau: Equação  é toda sentença matemática aberta representada por uma igualdade, em que exista uma ou mais letras que representam números desconhecidos.
Exemplo:X + 3 = 12 – 4   


(
http://www.mundovestibular.com.br/articles/57/1/EQUACOES-DO-PRIMEIRO-GRAU/Paacutegina1.html)

    Equação do Segundo Grau: Uma equação do 2º grau com uma variável tem a forma:

ax² + bx + c = 0

onde os números reais a, b e c são os coeficientes da equação, sendo que a deve ser diferente de zero. Essa equação é também chamada de equação quadrática, pois o termo de maior grau está elevado ao quadrado

x é a incógnita

a,b, e c números reais, chamados de coeficientes
    (http://jmpmat5.blogspot.com.br/)

 Esopo: (620 a.C. ? – 564 a.C. ?) foi um fabulista e contador de histórias grego que viveu por volta do século VI a.C. São a ele atribuídas uma série de fábulas que são popularmente conhecidas como Fábulas de Esopo. É característica marcante de seus contos a capacidade dos animais de falarem e agirem com características semelhantes à dos humanos, além da conclusão sempre dotada de um sentido e de um ensinamento moral. (http://www.infoescola.com/biografias/esopo/)
   Fórmula de Bháskara:
    A nome Fórmula de Bhaskara foi dada em homenagem ao matemático Bhaskara Akaria, considerado o mais importante matemático indiano do século XII.
    A fórmula de Bhaskara é principalmente usada para resolver equações quadráticas de fórmula geral ax2+bx+c=0, com coeficientes reais, com a≠0 e é dada por:

chamamos de discriminante: Δ = b2-4ac
(http://www.infoescola.com/matematica/formula-de-bhaskara/)


   Geometria:
é o ramo da matemática que estuda as formas, planas e espaciais, com as suas propriedades.
A Geometria está apoiada sobre alguns postulados, axiomas, definições e teoremas, sendo que essas definições e postulados são usados para demonstrar a validade de cada teorema. Alguns desses objetos são aceitos sem demonstração, isto é, você deve aceitar tais conceitos porque os mesmos parecem funcionar na prática!
A Geometria permite que façamos uso dos conceitos elementares para construir outros objetos mais complexos como: pontos especiais, retas especiais, planos dos mais variados tipos, ângulos, médias, centros de gravidade de objetos, etc. (
http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/geometria/2961/)

    Gottfried Wilhelm von Leibniz ( 1646 – 1716 ): O matemático e filósofo alemão Gottfried Wilhelm von Leibniz, nasceu em 1º de julho de 1646, e morreu em 14 de novembro de 1716. Foi um gênio universal e um fundador de ciência moderna. Ele antecipou o desenvolvimento de LÓGICA simbólica e, independentemente de Isaac Newton, inventou o cálculo com uma notação superior, incluindo os símbolos para integração e diferenciação. Leibniz também defendeu ecumenismo Cristão na religião, leis romanas codificadas e lei natural em jurisprudência, propôs a lei metafísica de otimismo (satirizada por Voltaire em Candide) que nosso universo é o “melhor de todos os possíveis mundos”, e transmitiu o pensamento chinês para a Europa. Para o seu trabalho, ele é considerado um progenitor de idealismo alemão e um pioneiro do Esclarecimento. (http://fisicomaluco.com/experimentos/gottfried-wilhelm-von-leibniz/)


   Isaac Newton ( 1643 – 1727 ): saac Newton foi um personagem muito importante na história da ciência, principalmente nas áreas da física e da matemática. Nascido em 1642, mesmo ano da morte do físico Galileu Galilei, em uma pequena cidade localizada na Inglaterra, Newton foi um gênio da sua época. Além de física e matemática, ele estudou filosofia, astronomia, alquimia, teologia, astrologia entre outras ciências. Ele, juntamente com vários outros cientistas e pensadores da época, acreditavam que o estudo dessas ciências possibilitaria a compreensão e estudo dos fenômenos naturais.( http://www.brasilescola.com/fisica/um-fisico-chamado-isaac-newton.htm)


    Joseph-Louis Lagrange ( 1736-1813 ): O físico francês Joseph Louis de Lagrange, nasceu em 25 de janeiro de 1736, e morreu em 10 de abril de 1813. Foi um dos cientistas matemáticos e físicos mais importantes do final do século 18. Ele inventou e trouxe à maturidade o cálculo de variações e depois aplicou a nova disciplina para MECÂNICA CELESTIAL, especialmente para achar soluções melhoradas para o PROBLEMA de TRÊS-CORPOS. Lagrange também contribuiu significativamente à solução numérica e algébrica de equações e para a teoria do número.( http://fisicomaluco.com/experimentos/joseph-louis-de-lagrange/)

     Leonhard Euler ( 1707-1783 ): A relação criada pelo matemático suíço Leonhard Euler possui extrema importância na determinação do número de arestas, vértices e faces de qualquer poliedro convexo e alguns não convexos. Essa relação permite que os cálculos sejam realizados no intuito de determinarmos o número de elementos de um poliedro. A fórmula criada por Euler é a seguinte:

V – A + F = 2, onde V = número de vértices, A = número de arestas e F = número de faces. (http://www.brasilescola.com/matematica/relacao-euler.htm)


     Manuel Bastos Tigre ( 1882-1957): Jornalista, poeta, humorista, revistógrafo e compositor, nasceu em 12/3/1882 em Recife, PE e faleceu no dia 1/8/1957 no Rio de Janeiro, RJ. Mudou-se para o Rio de Janeiro ainda estudante. Ali trabalhou como jornalista, escrevendo sob o pseudômino de D. Quixote. Com 24 anos estreou como revistógrafo com a peça Maxixe, sua e de Batista Coelho, que também usava um pseudônimo: João Foca. Naquele mesmo ano de 1906, conheceu também seu primeiro sucesso musical, Vem cá, mulata, em parceria com Arquimedes de Oliveira, incluída em sua revista Maxixe, interpretada por Maria Lino.
Foi autor do primeiro disco publicitário do Brasil, Chopp da Brahma, em parceria com Ary Barroso e gravado em 1935 pelo iniciante Orlando Silva.(
http://aochiadobrasileiro.webs.com/Biografias/BiografiaBastosTigre.htm)
  Números Amigos: Dizemos que dois números são amigos se cada um deles é igual a soma dos divisores próprios do outro.
Os divisores próprios de um número positivo N são todos os divisores inteiros positivos de N exceto o próprio N.
Um exemplo de números amigos são 284 e 220, pois os divisores próprios de 220 são 1, 2, 4, 5, 10, 11, 20, 22, 44, 55 e 110. Efetuando a soma destes números obtemos o resultado 284.
1 + 2 + 4 + 5 + 10 + 11 + 20 + 22 + 44 + 55 + 110 = 284
(http://www.matematica.br/historia/namigos.html)

      Número perfeito: Um número se diz perfeito se é igual à soma de seus divisores próprios. Divisores próprios de um número positivo N são todos os divisores inteiros positivos de N exceto o próprio N.
Por exemplo, o número 6, seus divisores próprios são 1, 2 e 3, cuja soma é igual à 6.
1 + 2 + 3 = 6
Outro exemplo é o número 28, cujos divisores próprios são 1, 2, 4, 7 e 14, e a soma dos seus divisores próprios é 28.
1 + 2 + 4 + 7 + 14 = 28
(http://www.matematica.br/historia/nperfeitos.html)


      Número Primo: são os números naturais que têm apenas dois divisores diferentes: o 1 e ele mesmo.

        Exemplos:
  
         1) 2 tem apenas os divisores 1 e 2, portanto 2 é um número primo.
            2) 17 tem apenas os divisores 1 e 17, portanto 17 é um número primo.
            3) 10 tem os divisores 1, 2, 5 e 10, portanto 10 não é um número primo.
(http://www.somatematica.com.br/fundam/primos.php)

       Número "pi":  A razão entre o perímetro de um círculo e o seu diâmetro produz o número PI. É um número que mobilizou e ainda mobiliza muitos matemáticos. A principal curiosidade, no caso do PI, é a obtenção de um valor sempre igual e constante, adicionando-se também um mistério: o de não podermos conhecer a última casa. Por esse motivo, o PI passou a ser representado pela letra (do alfabeto grego). Foi uma estratégia para simplificar o registro.( http://educacao.uol.com.br/matematica/numero-pi.jhtm)


     Omar Khayyam ( 1048 – 1131 ): nasceu em Naishápúr (Nishapur), cidade do nordeste da Pérsia, no Khorassán, na segunda metade do século XI, em 18 de maio de 1048, e morreu em 4 de dezembro de 1131. Durante sua vida tornou-se famoso por suas contribuições à matemática e astronomia, reputação esta que provavelmente serviu para eclipsar seu talento para a poesia. Além de poeta, Khayyám foi matemático e astrônomo, hoje reconhecido em seu próprio país e  internacionalmente por seus trabalhos na literatura e na ciência de seu tempo.( http://www.somatematica.com.br/biograf/omar.php)


      Parasanga: Medida itinerária da Pérsia, equivalente a 5.250 metros. (  http://dicionario.extremehost.psi.br/parasanga.html ) Obs.:Na obra de Malba Tahan a medida da parasanga é determinada 5250 metros.
      Quadrado mágico: formado por 3 linhas e 3 colunas e, portanto, com um total de 9 casas.Nessas casas estão dispostos os números de 1 a 9, de tal forma que a soma dos elementos de cada linha, coluna e diagonais é sempre 15. Temos que, para o quadrado (3 por 3), a constante é 15.Essa constante era chamada número planetário. Se o leitor quiser construir um quadrado mágico (4 por 4), portanto com 16 casas, deverá antes descobrir o número planetário para o quadrado dessa forma. Em seguida, distribuir os números de 1 a 16 nas linhas e colunas, de tal forma que a soma, incluindo as diagonais seja sempre uma constante que, no caso do quadrado (4 por 4), é o número planetário 34. (http://www.testonline.com.br/qmag.htm)



      René Descartes (1596 – 1650): Descartes, por vezes chamado de o fundador da filosofia moderna e o pai da matemática moderna, é considerado um dos pensadores mais influentes da história humana.
Nasceu em La Haye, a cerca de 300 quilômetros de Paris. Seu pai, Joachim Descartes, advogado e juiz, possuía terras e o título de escudeiro, além de ser conselheiro no Parlamento de Rennes, na Bretanha.( http://educacao.uol.com.br/biografias/rene-descartes.jhtm)



       Teorema de Pitágoras: O Teorema de Pitágoras é considerado uma das principais descobertas da Matemática, ele descreve uma relação existente no triângulo retângulo. Vale lembrar que o triângulo retângulo pode ser identificado pela existência de um ângulo reto, isto é, medindo 90º. O triângulo retângulo é formado por dois catetos e a hipotenusa, que constitui o maior segmento do triângulo e é localizada oposta ao ângulo reto. Observe:

Catetos: a e b
Hipotenusa: c
 (http://www.brasilescola.com/matematica/teorema-pitagoras.htm)
 

0 comentários:

Postar um comentário