terça-feira, 23 de outubro de 2012

Paradoxos Famosos

Paradoxos

Pra começo de conversa...

O que é um paradoxo? À primeira vista, o paradoxo é uma contradição. Observe a frase: "Ernesto adora estudar, mas detesta ler." Os dois fatos declarados neste enunciado ("Ernesto adora estudar." e "Ele detesta ler.") são contraditórios entre si. Afinal, é necessário ler para se poder estudar.

Não só na linguagem comum, mas também na lógica, que é um campo da filosofia, o paradoxo é um raciocínio que encerra uma oposição.

Paradoxo 1

um triângulo retângulo é disposto em quatro partes geométricas. Após uma troca das partes, forma-se outro triângulo, mas uma área em branco surge em sua base. Como é possível, se o tamanho das peças não foi alterado? 

Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2011/11/paradoxos_famosos_alguns_nos_na_logica_humana_1.html#ixzz2A9m0wq4h

Paradoxo 2

Epicuro dizia que a existência do mal era incompatível com a existência de um Deus bondoso e onipotente. Se Deus é bom, não é onipotente, pois não pode acabar com o mal. Se é onipotente, não é bom, pois não acaba com a presença do mal. Fonte inesgotável de discussões religiosas apaixonadas.

Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2011/11/paradoxos_famosos_alguns_nos_na_logica_humana_1.html#ixzz2A9mz631o


Paradoxo 3

Gato de Schrödinger” é um dos mais bizarros, por contrariar uma das verdades absolutas humanas, a vida e a morte. Nesse experimento, um gato é colocado dentro de uma caixa com um frasco de veneno, que só será rompido se um equipamento contador de radiação (um contador Geiger) detectar que um elemento radioativo liberou alguma partícula. Como a nível atômico a probabilidade desse elemento radioativo liberar a radiação é de exatamente 50%, a partir do momento que fechamos a caixa, o gato lá dentro está simultaneamente vivo e morto. Não que realmente tenhamos um gato zumbi dentro da caixa, mas como é impossível determinar (já que a caixa está fechada), fisicamente ambas as opções são válidas.

Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2011/11/paradoxos_famosos_alguns_nos_na_logica_humana_1.html#ixzz2A9nr9FBi



0 comentários:

Postar um comentário